A machine to see with

amachine

A Machine To See With não é um webdocumentário. Também não é um documentário. Trata-se de uma nova categoria narrativa ou melhor, uma experiência narrativa exploratória. É filme, mas não com as características clássicas de um filme: aqui, quem assume o papel principal é o espectador, que ganha outro nome:  interator.

Para participar, os/as interessados/as devem fazer suas inscrições via web. Uma mensagem solicita o número do celular do/a usuário/a que recebe uma chamada informando o endereço para onde ele/ela deve se dirigir. Ao chegar ao local, o telefone toca novamente e uma série de instruções guia a pessoa através da
cidade, incluindo o desenvolvimento de ações como esconder dinheiro dentro de um banheiro público e encontrar-se com um parceiro para a realização de um assalto a banco. De acordo com o site do projeto, A Machine To See With é uma combinação que inclui características da linguagem audiovisual com a realidade do ambiente urbano além de inserir uma discussão sobre a crise econômica global. O projeto combina elementos de jogos pervasivos, teatro e caminhadas pela cidade. Smarphones são utilizados para direcionar e controlar as etapas narrativas enquanto o interator é convidado à uma reflexão relacionada ao sistema de controle, operado em grande escala via câmeras e programas que conectam dispositivos móveis.

Durante o percurso do projeto, cada usuário/a segue uma rota similar, mas ao interagir nessa trajetória, transforma a experiência em algo único. O projeto estreou na 01SJ Biennial, Califórnia, em 2010 e foi apresentado no New Frontier Sundance Film Festival no mesmo ano. Em 2011 participou do Walker Art Center de Minneapolis e foi lançado no Reino Unido no Fringe Festival de Edimburg, permanecendo em temporada por um mês no Festival Digital Brighton durante o mês de setembro.

Para conhecer mais, visite http://www.blasttheory.co.uk/projects/a-machine-to-see-with/. O projeto não está aberto, mas tem várias informações bacanas sobre a proposta e outros projetos interessantes do grupo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s